O exercício dessa semana nas aulas de Cantoterapia está bem interessante. Estamos trabalhando o positivo e o negativo. É uma vivência em que o grupo se depara com as diferentes visões de várias situações da nossa vida cotidiana.
A turma se organiza em duplas.
Dependendo do temperamento, da energia e da maneira de cada um enxergar a vida, duas pessoas podem ver a mesma situação ou evento de formas diferentes: Um vê o lado positivo enquanto o outro só vê o negativo.
Estabelecemos então dois personagens formando uma dupla. Um dos dois será o pessimista e o outro o otimista.
Eles farão uma encenação teatral de forma caricata e divertida.
Sugiro para cada dupla uma situação ou acontecimento diferente. Ex: uma festa de aniversário, um passeio de saveiro, um concerto no Municipal etc etc. Combinamos que as duas pessoas da dupla estiveram presentes ao mesmo evento. Cada uma delas verá aquele acontecimento do seu ponto de vista, um positivo outro negativo.
A cena acontecerá no palco com um diálogo, praticamente uma discussão, um querendo convencer o outro do seu ponto de vista.
Numa 2ª rodada trocam de papeis. Os dois componentes da dupla passam pelas duas experiências.
Ao final da dinâmica, cada um deve dar o seu feedback:
Como se sentiu sendo pessimista e "reclamão"? Como se sentiu sendo otimista, aquele que consegue ver o lado bom da vida?
Os depoimentos são muito interessantes, alguns se dão conta de como ainda estão sendo negativos e pessimistas, e como isso gera uma energia baixa e pesada o que atrairá mais situações difíceis em suas vidas.
Outros ao contrário, percebem o quanto as aulas de Cantoterapia aumentaram a sua autoestima e autoconfiança e o "jogo de cintura" , permitindo assim que a vida seja mais leve e mais feliz.
É sempre bom lembrar que
"semelhante atrai semelhante"
Nenhum comentário:
Postar um comentário